quarta-feira, 28 de abril de 2010

QUAIS ALIMENTOS PODEMOS SUBSTITUIR PELA CARNE?

Li uma matéria muito interessante no site Comer para Crescer - http://www.comerparacrescer.com/ - sobre como substituir a carne que é fonte de ferro,por outros alimentos.
Achei excelente pois é sabido que algumas mamães são vegetarianas e querem dar continuidade a sua escolha com seus bebês e muitas vezes têm dúvida sobre o assunto.

Segue alguns trechos do texto ,mas lá no site http://www.comerparacrescer.com/ tem o texto na integra.


Substituindo a carne
É sabido que as carnes são excelentes fontes de ferro...
"Existem outras alternativas? Quais são elas?". Foram essas perguntas que eu fiz para a Andreia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional e vice-presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
Temos outras fontes interessantes de ferro heme (carnes ou aquele tipo de ferro que é melhor absorvido pelo organismo) e não-heme (das leguminosas ou aquele que o organismo absorve, mas se ele tiver acompanhado de uma vitamina C será melhor ainda), são eles:

Ferro heme: ovo, especialmente na gema;

Ferro não-heme: frutas secas, como ameixa, uva-passa e damasco; verduras, como brócolis, espinafre, repolho crespo, couve, aspargos e folhas de dente-de-leão;

A Andrea explicou que existem ainda fontes protéicas com ferro como a soja. Pode ser a fermentada – missô e Nato – para evitar hipersensibilidade. "A quinoa e o amaranto também são excelentes fontes de proteína e de altíssimo valor biológico, como a carne. Para se ter uma idéia, a quinoa tem o perfil de aminoácidos muito semelhante ao do leite materno!!", diz a nutricionista. Dá para misturar a quinoa no arroz....

Outra dica da Andrea, e que me fez lembrar da minha avó, é cozinhar os alimentos na panela de ferro. "Mas essa deve ser de procedência segura para evitar a contaminação por metais tóxicos utilizados na confecção desse tipo de panela."

2 comentários: