segunda-feira, 8 de março de 2010

A escolha da creche

Gente me empolguei neste post!!!!Ficou meio grandinho..rsrssr

Antes de Marina nascer já sabia que precisaria colocá-la na creche ,e eu já havia até escolhido a creche que era perto de onde eu morava e consequentemente perto da minha mãe, e ainda tinha uma esperança dela ficar ao menos meio período com minha mãe,mas no fim da gestação nos mudamos para longe da minha mãe...então nova realidade...a creche precisava ser perto do meu trabalho,pois eu quem iria pegar e levar na creche ,já que meu marido viaja muito à trabalho..enfim,começamos a busca,e precisávamos conciliar custo x benefício.Claro que buscamos uma creche que tivesse uma boa infra-estrutura,fosse organizada, limpa, as crianças fossem bem tratadas, e o preço não fosse exorbitante, porque minha gente vi creche com preço de faculdade de medicina, sei que não poderíamos medir esforços para pagar a creche pois o importante seria o bem estar de nossa pequena,mas mesmo assim ,vi creches com as mesmas condições, e algumas diferenças no espaço e o preço praticamente triplicava, enfim, primeiramente começamos a pesquisa em algumas mais próximas de casa, pois moro próximo ao trabalho .As mais próximas de casa eram até boas,entretanto os preços eram realmente proibitivos, e um bebê não precisa de luxo, mas sim de atenção,carinho e cuidados,se ela estiver num lugar asseado, sendo bem cuidada,limpinha e tendo atenção ficará sempre feliz.Enfim algumas creches são muito luxuosas,outras são simples ,mas mesmo assim praticam preços bem altos pelo que oferecem a até pela estrutura,decidimos então pesquisar mais próximo do trabalho ou algo que ficasse próximo do trabalho e de casa, então visitamos mais algumas e gostamos de três,e ainda tinham as outras que havíamos visitado perto de casa.. Como decidir??Para ajudar eu que adoro uma planinha..rsrsrs..montei uma planilha para equalizar as creches, e listei os itens principais,para ver o que elas ofereciam e os preços,para não compararmos banana com laranja..enfim listei assim:


- NOME DA CRECHE

-TELEFONE

-HORÁRIO(POIS O VALOR VARIA DE ACORDO COM O TEMPO QUE A CRIANÇA FICA,.6HS,8HS,10HS,12 HS)

- AR CONDICIONADO(SE O BERÇARIO TEM OU NÃO AR CONDICIONADO)

- PISCINA (ALGUMAS TINHAM PISCINA,MAS A MAIORIA COBRAVA À PARTE PELA “NATAÇÃO”)
 
-MATRÍCULA (QUASE TODAS COBRAVAM MATRÍCULA)

-TAXA DE MATERIAL(ESSE É UM ASSUNTO À PARTE)

-TAXAS DIVERSAS (SE COBRAVA ALGUMA OUTRA COISA,POR EXEMPLO TODAS COBRAM AGENDA,NO ATO DA MATRÍCULA)
 
- VALOR DA MENSALIDADE

Assim ficou mais fácil de visualizarmos o que elas ofereciam e o que poderímos consideram para decisão,bem o critério principal era o conforto,pois começamos a ver creche no início de fevereiro, estava aquele verão Rio 40º ,e algumas creches apesar de preço bem alto não tinham ar condicionado , só ventilador e a sala ainda batia um sol escaldante,e as crianças ficavam com uma carinha meio amuada,de tanto calor.Fiquei com dó, e sem frescura gente,mas Marina transpira muito e logo aparecem as indesejáveis brotoejas ,em casa ficávamos só no ventilador,mas não batia sol e não ficava um vapor dentro de casa e quando eu achava que estava muito quente,fugia para o shopping,ou descia para pegar um vento na área livre do prédio,então esse seria o primeiro critério,ter ar condicionado, o segundo critério foi cobrança de matrícula, para que taxa de matrícula?Me diz, se a criança já vai começar na semana seguinte da matrícula?Então não deveria cobrar taxa de matrícula ou o valor deveria ser uma taxa,e não quase o valor da mensalidade, que é o que a maioria cobra.
E o terceiro critério para desempate foram nossas impressões sobre o local durante a visita,se era bem conservado, limpo, tinha um espaço razoável ,para quando ela começar a andar,se as pessoas pareciam comprometidas,se o berçário era organizado,sem nenhum risco de acidente.Enfim ,nos decidimos e hoje já é a terceira semana dela lá, contando com a semana da adaptação,e só tenho a elogiar.Marina chega sorrindo e sai sorrindo e hoje uma das meninas que cuida dela confessou que elas disputam para ficar com Marina no colo,e que ela é muito paparicada,vocês imaginam minha satisfação em ouvir isso.

Mil bjs
Pri

P.S: Em breve postarei fotos


Um comentário:

  1. Bercário sem ar condicionado?!?!?!? Devia ser interditado. Nesse calor é impossível sobreviver só no ventilador. Ainda mais pros bebês! Desumano.
    Na creche que o Gui ficava tinha "natação". Achava ótimo. Aí um dia (ele já estava lá há uns 4 meses) resolvi ir assistir à aula de surpresa. A "aula" era encher uma piscina de plástico, dessas de soprar, colocar o bebê sentado e ficar brincando com ele. A piscina mesmo era só pros grandes. Isso aí ele fazia na hora do banho, em casa!! Fiquei indignada.
    Os preços das creches realmente são altos. Eu mesma vi uma, há 4 anos atrás, que custava 1300 reais. Imagina quanto deve custar agora. A gente tem que encontrar um equilíbrio entre custo e benefício, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir