terça-feira, 30 de março de 2010

O leite secou..e agora????

Sempre achei lindo ver uma mulher amamentando, e sempre pensava que quando fosse mãe , gostaria muito de poder amamentar até quando o bebê rejeitasse.
Já na gestação me enchi de esperança e ainda mais de vontade de ter minha pequena mamando pois com 6 meses de gestação tinha o colostro,e minha médica afirmava que teria muito leite.
Li todos os blog possíveis e impossíveis sobre isso,sobre como evitar o bico rachar,a "pegada" correta,e outra dicas, inclusive um dos blogs foi o Agora Somos Três da Flávia e Nossa Aventura Família Peixoto dos Santos – da Ana Carolina(desculpe meninas não sei colocar link,alguém me ensina..rsrss) , as dicas foram valiosas, enfim quando Marina nasceu eu amamentei logo nas primeiras horas de vida dela, foi um momento lindo, mas eu ainda estava muito sem jeito ,amamentei deitada,mas ela sugou com vontade e o colostro saía à vontade, logo depois no terceiro dia meu leite já estava em abundância e me sentia a própria vaca leiteira,cheia de orgulho,cheguei até a doar leite por 1 mês para o banco de leite,mas quando já cheguei no terceiro mês percebi que meu leite já havia diminuído bastante,já nem sujava as roupas como antes ,ou jorrava e se tentasse retirar com a bombinha não conseguia,confesso que fiquei meio frustrada,mas acho que minha ansiedade com o retorno ao trabalho e a ida da Marina para creche colaboraram com esse processo, a sorte foi que logo ela já começou com as papinhas e aceitou bem ,mas meu leite era tão pouco que só dava para amamentar pela manhã e à noite, tentei de tudo,chá da mamãe da Weleda, Plazil ,mas não resolveu.



Hoje Marina está com cinco meses, e ainda não secou por completo,mas tem muito pouco só para uma mamada rápida de manhã e à noite às vezes....me sinto péssima,mas fazer o que né??



E vcs passaram por isso?

3 comentários:

  1. Mana, nao passei, mas ó, com 3 meses nem deve mesmo jorrar senao vc teria morrido de mastite. O peito "aprende" o tanto que tem que descer, o resto vem na hora da mamada mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pri,
    que bom que meu blog ajudou vc nessa nossa ificl tarefa q é amamentar!
    E é isso mesmo que a Lu falou aí em cima. Nosso corpo passa a entender que horas ele deverá ter maior/menor produção de leite. Sempre de acordo com a demanda.

    Logo no inicio nosso peito jorra leite (embora o meu nunca tenha feito isso) mas aos poucos a produção se normaliza de acordo com as mamadas. É normal a gente achar que o leite tá pouco e tal, mas ele é produzido a maior parte dele durante a mamada mesmo. Enquanto houver a estimulação por parte da Marina, haverá leitinho.

    Logo que voltei a trabalhar, voltava pra casa com meus peitos cheios, doloridos, duros e vazando. Mas bastou uma semana pra meu corpo entender que das 08 as 17:30h não é mais hora do Arthur mamar e hoje ele ainda mama mas meus seios nao ficam cheios e duros durante o dia.

    Fica tranquila. Pode manter as mamadas da manha e noite que a Marina terá o leitinho dela.

    bjks.
    Flavia

    ResponderExcluir
  3. Pri,
    Comigo também foi assim. À medida que os meus filhos começaram a comer outras coisas, a produção de leite diminuiu e em pouco tempo secou. Claro que o sonho é que a gente tenha leite até os 2 anos do bebê, mas não se lamente tanto. O importante é que ela tenha uma alimentação balanceada, que aprenda a comer bem (nisso a creche é maravilhosa) e continue tomando leite (mesmo que artificial).
    Bjs.

    ResponderExcluir