sexta-feira, 26 de março de 2010

O sono do bebê

Olá meninas,

Recebi esse texto por e-mail e achei interessante compartilhar com vocês.


O mau sono do filho pode ser culpa dos pais


Sabe aquela hora da noite em que acordamos sem motivo ou porque estamos sonhando? Voltamos a dormir sozinhos, não é? Os bebês também devem aprender a voltar a dormir sozinhos. Caso contrário, poderão ter problemas para dormir a noite toda depois do primeiro ano de vida.

Os bebês cujos pais tentam fazê-los dormir toda vez que choram têm uma pior qualidade de sono nos primeiros anos de vida. Pelo menos é isso que concluiu um estudo feito por pesquisadores israelenses publicado na revista “Child Development”.

A pesquisa acompanhou 85 famílias com bebês pequenos através de diários de sono, questionários e entrevistas. Os autores do estudo Liat Tikotzky e Avi Sadeh, do departamento de psicologia, desvendaram que os bebês que receberam pouca atenção durante a noite dormiram melhor e por mais tempo do que os bebês que receberam mais cuidados quando acordavam a noite.

Concluíram também que os pais que confortam seus bebês a noite toda são mais ansiosos que os pais que deixam seus bebês chorarem. Lógico. Nem sempre o choro é sinal de um grave problema. Às vezes é um simples choro passageiro. Além disso, dormir pouco após nascimento do bebê aumenta o risco da mamãe ter depressão pós-parto.

Avisos - Hábitos como segurar o bebê no colo, alimentá-lo fora do horário ou deixá-lo dormir na cama do casal quando o pequeno chora a noite são atitudes que agravam a qualidade do sono do bebê e dos pais. Esses bebês provavelmente terão dificuldades em dormir a noite toda nos dois primeiros anos de vida, afirma a pesquisa.

Imagine se o seu filho se acostuma a dormir sempre na cama dos pais. No dia em que ficar sozinho no quarto ele vai se sentir o ser humano mais desprotegido do mundo. Medo de bicho-papão, entre outras imaginações. Como as receitas infalíveis da vovó: tudo em demasia não é bom!

Lógico que não é para deixar de observar se o bebê está bem, se não tem nenhum problema afligindo o seu sono. Não vai esquecê-lo no quarto. Mas os pais devem deixar um espaço para que seu filho tente a voltar a dormir sozinho sem colo, sem alimentação, sem carinhos durante a noite. Isso não é falta de carinho. É apenas buscar um sono gostoso para seu filho, sem paparico.

Dessa forma, o sono do bebê, da mamãe e do papai será melhor e todos ganharão com uma melhor qualidade de vida.

Dicas

Lembre-se que é durante o sono que alguns hormônios são liberados e que quando maior a criança precisa do sono durante a noite toda.
Se o bebê chorar ou resmungar durante a noite e não estiver no horário da mamada, só observe e deixe que tente dormir sem qualquer intervenção.
Mamãe e papai descansados melhor será a atenção que darão durante o horário em que o bebê estiver acordado durante o dia.

Texto do site http://guiadobebe.uol.com.br/
 
 
Espero que seja útil!
 
Bjs
Pri

2 comentários:

  1. Amiga, sou muito relapsa mesmo!!! Como assim eu ainda não tinha vindo aqui???!
    Seu blog tá ótimo, cheio de assunto interessante e instrutivo!
    Vc demorou a fazer esse blog, isso sim!!
    Marina tá linda, vi as fotinhos no email. A roupinha que comprei pra ela nem deve mais caber! rs. Pior que vc voltou pro trabalho e perdi a oportunidade de passar a tarde com vcs. Agora só finde, né?
    Saudades de vc!!
    Segue nesse caminho que esse blog tem tudo pra bombar! ;)
    Bjks e parabéns... pela mãe que é, pela Marina e pelo blog!
    Beta (tia relapsa!)

    ResponderExcluir
  2. Priscilla,
    muito legal esse texto!
    Adoraria que Arthur aprendesse logo como voltar a dormir sozinho, sem minha intervenção para mamar, colocar a chupeta ou ainda dar tapinhas no seu bumbum.
    Já ha algumas semanas Arthur não mama mais de madrugada. Nem mamadeira nem peito. Já é uma vitória pra mim. Mas ele ainda acorda choramingando e basta eu ir até lá, colocar a chupetinha dele e pronto. Volta a dormir.
    Mas confesso que deixar chorar não consigo! Qdo ele começar a choramingar, dou um tempinho pra ver se para por si só, sem precisar q eu levante, mas esse esperar não dura nem 1 minuto. Não consigo ouvir ele chorando no berço e eu lá na cama, sem fazer nada. Se eu fizer isso vou ter q desligar a babá eletronica! rs

    Confesso q é difícil. Mas não vejo a hora de achar um meio termo e ver meu bebe dormindo a noite toda, sem choramingos.

    bjs
    Flavia

    ResponderExcluir